A realização de eventos esportivos envolve muito planejamento e organização para que nada dê errado e os atletas e público fiquem satisfeitos. Assim como em um evento de outro tipo, a primeira coisa a se fazer na etapa da organização é saber quantos atletas estão inscritos e qual a quantidade de público esperada, assim é possível saber quantas tendas e arquibancadas serão locadas.

A escolha do local

O local de realização do evento escolhido deve ser escolhido levando em conta a quantidade de público esperada, a infraestrutura, acessibilidade, acesso de trânsito e segurança. Caso o local seja longe hotéis ou dos alojamentos dos atletas, a organização deve providenciar ônibus. Em caso de locais abertos, esteja preparado para eventuais mudanças climáticas. Uma sugestão é locar uma tenda piramidal que pode proteger o público.

A escolha de patrocínio

Procure patrocinadores que tenham relação com o seu evento. Em uma maratona, por exemplo, uma academia pode ser uma forte candidata a patrocinadora, bem como lojas de tênis. Caso procure patrocínios de empresas com ramos de atuação diferentes, liste todas as vantagens que a empresa terá ao patrocinar o seu evento, como visibilidade, reconhecida como incentivadora do esporte, entre outras.

Bônus: Acesse nosso post dedicado a tipos de patrocínio 

Dicas gerais

Não esqueça da segurança do seu evento. Organize todas as áreas de forma a evitar a formação de multidões. A área das arquibancadas deve estar posicionada estrategicamente para ter visibilidade ao evento e permitir a entrada e saída de muitas pessoas ao mesmo tempo. Se o espaço for muito grande, providencie placas de sinalização para orientar os atletas e público. Ah! Não se esqueça de uma equipe de prontos socorros a postos para atender qualquer emergência.

Estas foram algumas dicas da Tendas e Cia para você realizar eventos esportivos com mais organização. Aqui no Blog da Tendas tem novidade toda semana. Precisa de tendas ou arquibancadas? Faça já um orçamento online!