A importância de mensurar a quantidade de pessoas em um evento

Uma das primeiras preocupações de quem está planejando algo é mensurar a quantidade de pessoas no evento. Com essa conta em dia é possível selecionar o local adequado, saber quantas tendas serão necessárias, a quantidade de fornecedores e também o lucro estimado. Se o produtor sabe a quantidade de pessoas em um evento antes dele acontecer, as chances de sucesso serão muito maiores, já que todo o evento foi pensado para atender a quantidade X de público.

Imprevistos são comuns em eventos de todos os portes e podem causar uma impressão muito negativa para o público. Alguns não podem ser evitados com antecedência, já outros como filas grandes e banheiros insuficientes podem ter soluções prévias caso o organizador tenha feito as contas do público estimado.

Algumas formas de calcular a quantidade de pessoas em um evento

Existem alguns meios para calcular quantas pessoas irão de fato a um evento, o ideal é fazer o máximo possível para calcular o menor erro de estimativa.

Vamos utilizar o exemplo de um festival de música: É possível fazer pesquisas na forma de enquete no site oficial para observar qual o dia as pessoas estão mais interessadas em ir. Outra forma é observar a quantidade de confirmados no evento oficial do Facebook, porém este é o método que mais possui chances de erros, já que muitas pessoas confirmam apenas para marcar o evento em suas listas.

Quantidade de pessoas em um evento

Como já falamos aqui no blog, um dos melhores meios de mensurar a quantidade de pessoas em um evento é observar a quantidade de ingressos vendidos de forma antecipada. As pessoas optam por comprar antecipadamente principalmente se o preço for menor do que na entrada do evento oficial.

E durante o evento?

Para saber se tudo ocorreu como o planejado, se foram mais ou menos pessoas e para ter dados oficiais sobre o evento, é importantíssimo realizar a contagem da quantidade de pessoas que compareceram no local. Um meio eficaz e com pouca margem de erro é realizar a contagem dos ingressos que foram recolhidos na portaria, porém este método não é indicado para eventos gratuitos ou que o ingresso é uma pulseira.

Um método simples e bem conhecido é o Método de Jacobs que consiste em multiplicar a área do local pela estimativa de pessoas por metro quadrado. Este método é eficiente para se ter uma ideia geral, mas pouco preciso para resultados detalhados. Outra opção mais eficaz é contratar uma empresa especializada em mensuração de multidões. Assim, você tem um número com menores taxas de erros da quantidade de pessoas em um evento.

Para mais dicas sobre organização de eventos, fique de olho no blog da Tendas e Cia! Toda semana tem novidade para você. Gostou das dicas? Deixe a sua opinião no comentário!